top of page

Quais são as diferenças entre as próteses de mama?

  • Foto do escritor: Dr. Daniel Villaça
    Dr. Daniel Villaça
  • 31 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

As próteses de mama são dispositivos usados para aumentar as mamas e, em alguns poucos casos, corrigir pequenas ptoses (queda e flacidez).


Existem vários modelos com formatos e texturas diferentes, e cada um deles possui suas próprias características. Neste artigo, vamos discutir quais as diferenças entre as seguintes próteses de mama e qual delas é a melhor escolha para você:


  1. Próteses de mama redondas

  2. Próteses cônicas

  3. Próteses de mama anatômicas

1. Próteses de mama redondas



As próteses de mama redondas são as mais comuns. Elas têm uma forma arredondada que é projetada para dar ao seio um efeito de volumização e um contorno mais destacado. Podem ter várias projeções diferente ( super alto e alto, por exemplo)


São uma boa escolha se você deseja aumentar o volume e proporcionar simetria ao tamanho dos seios, mas seu formato circular não é tão natural.

2. Próteses de mama cônicas



As próteses de mama cônicas têm uma forma de cone: mais estreitas na parte superior e mais largas na parte inferior.


São boas opções se você deseja aumentar o volume dos seios, mas não quer que eles pareçam muito redondos ou artificiais. Deixam a mama com aspecto mais jovem.


3. Próteses de mama anatômicas



As próteses de mama anatômicas imitam a forma natural dos seios, com mais volume na parte inferior e menos volume na parte superior.


Elas criam um contorno natural e são indicadas para aqueles que desejam recuperar o tamanho e a firmeza dos seios, proporcionando uma aparência mais natural.


Tipo de texturas


Existem diversos tipos de textura das próteses, que proporcionam maior ou menor aderência com os tecidos ao redor. E estão disponíveis em todos os formatos descritos acima.


As texturizadas podem ser colocadas em qualquer plano (subglandular, subfascial e submuscular) e proporcionam uma aderência mais suave aos tecidos.


As nanotexturizadas são mais indicadas para o plano submuscular, onde a prótese ficará mais justa a loja (espaço onde a prótese é colocada).


As de poliuretano proporcionam maior aderência aos tecidos, como um efeito de velcro. Também dá uma sensação de maior naturalidade ao toque. Não deve ser colocada no plano submuscular.


Ainda existem as próteses lisas, que não são comercializadas no Brasil.


Vantagens e desvantagens comuns entre próteses mamárias


Todos os tipos de próteses mamárias têm a vantagem de fornecerem excelente firmeza e aderência aos seios de acordo com a necessidade de cada paciente e resistirem muitos anos antes da primeira substituição.


Mas, também, todas elas podem ter complicações relacionadas à saúde, tais como infecção, contraturas ou ruptura do implante, e estrias. Caso essa última opção seja uma preocupação sua, leia o nosso artigo e saiba como preveni-las.



A melhor maneira de determinar qual prótese é a mais adequada para você é falar com o seu cirurgião plástico.


Se você está considerando aumentar os seios ou alterar a sua aparência, agende uma consulta com o Dr. Daniel Villaça!



Comments


bottom of page