top of page

Redução de mama: quando é um bom momento para fazer?

  • Foto do escritor: Dr. Daniel Villaça
    Dr. Daniel Villaça
  • 17 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Com o aumento da conscientização sobre a saúde feminina, mais mulheres estão considerando a cirurgia de redução de mama para melhorar a qualidade de vida.


Por mais que o “momento ideal” para o procedimento pareça facilmente reconhecível, ele não é tão óbvio quanto possa parecer.


Fatores como idade, gravidez e outras questões de saúde interagem com essa cirurgia. Com este post, quero ajudá-la a tomar a melhor decisão para você e sua saúde.


O que é redução de mama?


A redução de mama, também conhecida como mamoplastia redutora, é um procedimento cirúrgico para reduzir o tamanho e remodelar as mamas.


Muitas mulheres que têm mamas grandes e pesadas enfrentam uma série de problemas de saúde e desconfortos físicos, como dores nas costas, ombros e pescoço, irritações na pele e dificuldade em encontrar roupas adequadas que sirvam confortavelmente.


Essa redução, além de melhorar a aparência das mamas e aliviar o desconforto físico, também pode ajudar impulsionar a autoestima e a confiança das mulheres.


Quais são as principais indicações para a redução de mama?


A redução de mama é um procedimento cirúrgico que pode melhorar a qualidade de vida de mulheres com mamas grandes e pesadas. Pensando nisso, separei as 5 principais indicações para a redução de mama, que são:

  1. Dores no corpo

Mulheres com mamas grandes e pesadas podem sentir dores nas costas, ombros e pescoço devido à sobrecarga do peso das mamas.


2. Irritações na pele


O excesso de pele sob as mamas pode levar à irritações, erupções cutâneas, infecções e até mesmo feridas devido à umidade e fricção constante.

3. Dificuldade em encontrar roupas


Mamas grandes podem fazer com que mulheres tenham dificuldade em encontrar roupas adequadas que sirvam bem e sejam confortáveis.

4. Limitação nas atividades físicas


O tamanho excessivo das mamas pode limitar a capacidade de realizar atividades físicas ou esportes, o que pode afetar a qualidade de vida e saúde das mulheres.

5. Falta de autoestima e confiança


Mulheres com mamas grandes podem sentir-se autoconscientes e ter baixa autoestima devido à aparência de suas mamas.


A redução de mama pode ajudar a aliviar esses problemas, reduzindo o tamanho e melhorando o contorno e a proporção em relação ao restante do corpo.


Como é feita a redução de mama?


A redução de mama é feita com a remoção do tecido mamário e de pele.


O procedimento é realizado sob anestesia geral e pode levar de duas a quatro horas, dependendo do tamanho das mamas e da quantidade de tecido a ser removido.


O cirurgião plástico fará incisões em torno da aréola (a área escura ao redor do mamilo) e na parte inferior da mama, seguindo o contorno natural do seio.


Através dessas incisões, ele removerá o excesso de tecido mamário, gordura e pele, remodelando as mamas e reposicionando a aréola para uma aparência mais natural.


Após a remoção do tecido mamário e a remodelação, o cirurgião fechará as incisões com suturas e aplicará curativos para ajudar a proteger a área e reduzir o inchaço.


Quais são os benefícios da redução de mama?


Dentre os benefícios que a redução de mama oferece para as mulheres, os principais são o alívio de dores nas costas, pescoço e ombros, a melhoria da postura, conforto e mobilidade, e aumento da autoestima e da higiene pessoal - especialmente nas áreas abaixo das mamas.



Quando é um bom momento para fazer redução de mama?


Não há um momento específico que seja considerado ideal para realizar a redução de mama. Mas geralmente ela é recomendada para mulheres com mais de 18 anos, quando o desenvolvimento das mamas estiver completo.


Em alguns casos, no entanto, a cirurgia pode ser realizada em adolescentes que estão experimentando problemas físicos e emocionais significativos devido ao tamanho delas.


Lembre-se: é importante discutir suas opções com um cirurgião plástico experiente e qualificado, que poderá avaliar sua saúde geral e aconselhá-la sobre o melhor momento para realizar a cirurgia.


A redução de mama é um procedimento sério e há riscos e complicações envolvidos, por isso é importante considerar cuidadosamente se ela é a opção certa para você.


Se você ainda tiver dúvidas sobre redução de mama, entre em contato comigo. Terei prazer em auxiliá-la nesse momento tão importante da sua vida!


Comments


bottom of page